BARCELONA. "AQUELA MÁQUINA" foi à Catalunha para conhecer o Arona. É o novo SUV da SEAT e chega a Portugal em Novembro, com um preço a partir dos 17.805 € da versão 1.0 TSI Reference, a "mais despida" do catálogo.
O Arona é o benjamim de uma família que nasceu com o Ateca e vai crescer com uma proposta mais volumosa, até sete lugares, que está agendada para 2018. Mas o nome ainda é uma incógnita porque o seu anúncio foi adiado devido à situação política na Catalunha...
O Arona "caiu" no espaço do Ibiza, mas é mais do que um Ibiza de "calças arregaçadas". É verdade que a grelha dianteira e os LED’s dos grupos ópticos surgem como "assinaturas de marca", mas este SUV tem identidade própria e, tal como a concorrência depois do sucesso do Renault Captur, também adoptou uma imagem passível de personalização com a carroçaria de duas cores e muitas outras propostas opcionais...
Com 4,14 metros de comprimento, é oito centímetros mais longo do que o Ibiza. Tem a mesma largura (1,78 metros), mas a altura (1,55 metros) é 11 centímetros superior. A distância entre-eixos é a medida que define o espaço interior e, neste caso, os 2,56 metros permitiram potenciar a habilidade deste SUV compacto…
A habitabilidade do Arona merece aplausos. Na frente, raramente há grandes dúvidas mas, num veículo familiar, a habitabilidade traseira é fundamental e, se dois ocupantes podem desfrutar do espaço, o terceiro acaba por estar (quase) a mais. Não é uma boa notícia, mas é uma realidade transversal à maioria dos concorrentes do SEAT.
Num familiar, o volume do porta-bagagens é fundamental. Este Arona oferece 400 litros, mais 45 litros do que o Ibiza, e o volume pode chegar aos 1.280 litros com os bancos rebatidos. É uma referência para este segmento em qualquer das configurações.
Estes motores estão disponíveis com caixas de velocidades manuais de cinco ou seis velocidades ou automática DSG de sete velocidades. O preço começa nos 17.805 euros da versão menos equipada e vai até aos 24.615 euros do 1.0 TSI mais potente com caixa automática DSG. Lá para o final do ano, está previsto um 1.5 TSI com 150 cv (26.045 €) e, em 2018, um 1.6 TDI diesel de 115 cv.
Em estradas secundárias, cheias de curvas, o comportamento dinâmico é convincente. Apesar da altura ao solo dilatada (15,5 cm), não é evidente o rolamento da carroçaria. O trunfo começa na rigidez estrutural e passa pelo potencial do motor tão ágil e dinâmico quanto se pode esperar de um três cilindros com 115 cv.
A posição de condução é suficientemente elevada para melhorar a sensação de segurança do condutor, mas não é tão alta que assuste aqueles que gostam de uma condução mais agressiva.
Mas atenção, quem tiver o pé pesado vai pagar a factura. Com uma condução normal, mesmo com um ritmo rápido, realizámos médias na casa dos 7,1 litros/100 km, um valor normal para um motor deste tipo. Mas com acelerações fortes à saída das curvas, esse valor sobe exponencialmente.
Preços
1.0 TSI Reference 5v |
95 cv |
17.805 € |
1.0 TSI Style 5v |
95 cv |
19.805 € |
1.0 TSI Style 6v |
115 cv |
20.420 € |
1.0 TSI Style DSG |
115 cv |
21.820 € |
1.0 TSI Xcelence 5v |
95 cv |
22.505 € |
1.0 TSI Xcelence 6v |
115 cv |
23.120 € |
1.0 TSI Xcelence DSG |
115 cv |
24.520 € |
1.0 TSI FR 6v |
95 cv |
24.520 € |
1.0 TSI Xcelence 6v |
115 cv |
23.120 € |
1.0 TSI Xcelence DSG |
115 cv |
24.520 € |
1.0 TSI FR 6v |
115 cv |
23.120 € |
1.0 TSI FR DSG 6v |
115 cv |
24.049 € |